stella.gif

Receita infinita, possibilidade infinita

Em um cibercafé em Cabanatuan City, Filipinas, um jovem de 22 anos chamado Howard descreveu o jogo que joga para ganhar a vida como aparentemente inocente, mas estratégico. 

 

Esse jogo, Axie Infinity, é um jogo semelhante a Pokémon construído no blockchain Ethereum no qual as pessoas compram animais de estimação digitais, chamados Axies, como NFTs, e os criam, lutam e trocam. É fofo. É modesto. Abaixo você pode conferir uma imagem de como ele se parece.

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_329b

Mas a citação de Howard poderia facilmente descrever a Axie Infinity como um negócio e uma força econômica. É fofo. É um jogo. Há coisas do blockchain. É divertido! Mas há muita coisa acontecendo sob toda essa fofura.

Essa é a ideia por trás do Axie Infinity. O cofundador e líder de crescimento da Axie , Jeff “Jiho” Zirlin , me disse: "A ideia é apresentar algo que seja novo e um pouco assustador [cripto] por meio de algo divertido, familiar e nostálgico. Então, adicionar direitos de propriedade e liberdade econômica o torna realmente especial."

A fofura de Axie ofusca uma empresa de crescimento absurdamente rápido, uma tentativa contra-intuitiva de se integrar verticalmente em um ecossistema da web3 conhecido por compor de maneira modular. Além dos negócios, ela tem um plano mestre extremamente ousado para reformular a política econômica e a governança local, mostrando o que é possível quando as pessoas trabalham no metaverso. Em seu white paper , o desenvolvedor de Axie Sky Mavis diz explicitamente: “ Você pode pensar em Axie como uma nação com uma economia real. ” 

Esse é o grande plano. No momento, a maior parte do foco no Axie gira em torno de seu crescimento surpreendente ... Axie Infinity está captando jogadores e receita em um ritmo quase sem precedentes. Este é seu gráfico de receita mensal: 

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_8d3c
Asset 17.png

Você não viu errado, em abril, Axie teve uma receita de cerca de US $ 670 mil. 

Em maio, faturou US $ 3,0 milhões. 

Em junho, US $ 12,2 milhões

Em julho, apenas 18 dias no mês, já está em US $ 79 milhões

A Delphi Digital projeta que fechará este mês em US $ 153 milhões

O protocolo Axie gera receita cobrando uma taxa de 4,25% quando os jogadores compram e vendem Axie NFTs em seu mercado e cobrando taxas para criar Axies para criar novos na forma de seus tokens, Axie Infinity Shards (AXS) e Smooth Love Potion (SLP). AXS e SLP são denominados em ETH, que foi reduzida em mais da metade desde maio;

 

A Axie aumentou a receita em dólares mesmo em face da queda dos preços da ETH. 

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_3b87

Se esses fossem números de crescimento anual da receita de qualquer negócio, os investidores estariam salivando. O crescimento de 200x na receita em três anos seria quase inédito… 200x em três meses ?! 

A Delphi projeta que o Axie terminará o ano com uma receita de US $ 1,1 bilhão, principalmente de taxas geradas por meio de seu mercado NFT e da criação de Axies para atender à demanda de centenas de milhares de novos jogadores a cada mês . Existem mais de 600 mil jogadores atualmente em todo o mundo, 60% dos quais estão nas Filipinas. 

Mas embora esses números sejam de dar água na boca, eles não são realmente os maiores ou mais rápidos de todos os tempos nos jogos. O raro mega-sucesso em jogos torna-se muito grande, muito rápido. Muitos desaparecem com a mesma rapidez.

O que torna o Axie Infinity único é que esse crescimento selvagem é apenas o primeiro passo em um plano muito maior que inclui integração vertical, agregação, descentralização e literal construção do mundo.

Mesmo nos primeiros meses do seu plano mestre (o produto ainda está em “alpha”), Axie está fazendo esse tipo de crescimento como um jogo construído no blockchain enquanto pioneiro de um novo modelo na intersecção de trabalho e lazer: Play- para ganhar (Play-to-Earn).

Muitas pessoas nas Filipinas e no Vietnã deixaram seus empregos e ganham uma vida melhor jogando Axie por horas todos os dias. Eles ganham Smooth Love Potion (SLP), um token ganho através do jogo Axie que pode ser trocado por fiat, que por sua vez pode ser usado para pagar comida, abrigo, contas médicas e todas as outras coisas necessárias para sobreviver.

 

Algumas pessoas que antes ganhavam $ 5 por dia agora ganham $ 20. 

Axie já está provando muitas coisas importantes para o sucesso de longo prazo da criptografia:

  • Os NFTs estão vivos e bem, e seu sucesso não depende de vendas de arte caras. Muito pelo contrário. Este é um vislumbre da verdadeira promessa dos NFTs!

  • Pessoas não não conheciam a criptografia estão sendo integradas à criptografia por meio de um videogame.

  • A criptografia pode criar novas oportunidades econômicas para todos os tipos de pessoas em todo o mundo, não apenas grandes empresas, cumprindo a promessa de um campo de jogo mais nivelado e, ao mesmo tempo, capturando valor econômico.

  • Os efeitos de rede da Crypto podem criar negócios de crescimento incrivelmente rápido.

Uma das principais críticas à criptografia até agora é que ela não tem valor ou aplicação no mundo real, mas Axie faz você reconsiderar o que é valor no mundo real.

 

No caso de Axie, o valor vem de fornecer significado, renda e oportunidade para os jogadores diretamente. Um jogo típico gastaria milhões de dólares em marketing e manteria a maior parte dos lucros para si mesmo; Axie não gasta nada em marketing, mas permite que os jogadores fiquem com a maior parte do valor criado.  

E esse é apenas seu primeiro ato. Ele quer remodelar o trabalho e construir o IP mais valioso da história, todos pertencentes aos próprios jogadores. Meus projetos web3 favoritos seguem a ideia de Chris Dixon de que a próxima grande novidade vai começar parecendo um brinquedo ”. Axie certamente se encaixa no projeto. 

Você pode ter começado a ouvir sobre o Axie Infinity nas últimas semanas, recebendo tweets ou lendo a cobertura de publicações com foco em criptografia, como Coindesk , Delphi e Bankless . Você pode nunca ter ouvido a palavra “Axie” até dois minutos atrás. Mas não há dúvida de que você ouvirá sobre isso em todos os lugares em breve.

 

Hoje, vamos nos aprofundar em Axie, cobrindo: 

  • Origens do Axie 

  • Uma história recente de modelos de negócios de jogos

  • Jogue para Ganhar

  • Axie em números: receita infinita 

  • Integração vertical em um mundo de blocos de Lego

  • Descentralizando o Universo Axie

  • Possibilidade infinita

Origens do Axie

Em novembro de 2017, os CryptoKitties surgiram como o primeiro ativo digital a usar o padrão ERC721, agora onipresente, para Tokens Não Fungíveis (NFTs). Menos de um mês depois, no Vietnã, o fundador e CEO da Sky Mavis, Trung Thanh Nguyen, teve a ideia do Axie Infinity: e se você pudesse combinar a jogabilidade de Pokémon com a propriedade de NFT e criação de CryptoKitties? 

Seria semelhante ao Axie Infinity , “um universo inspirado em Pokémon onde qualquer um pode ganhar tokens por meio de jogabilidade habilidosa e contribuições para o ecossistema. Os jogadores podem batalhar, coletar, criar e construir um reino terrestre para seus animais de estimação. ” Quando Trung criou as ideias e a mecânica por trás de Pokémon e CryptoKitties, isso gerou algumas diferenças importantes: 

  • Em vez de possuir cards de Pokémon, os jogadores compram seus Axies como NFTs.

  • Em vez de apenas possuir cartas ou NFTs para apreciação, os jogadores podem ganhar a vida jogando o jogo ganhando tokens ERC20 que podem trocar por moeda local.

Trung começou a construir em dezembro de 2017. Em janeiro de 2018, quando a ETH atingiu o maior recorde de mais de US $ 1.300, ele recrutou Masamune como Diretor de Arte e Designer de Jogos. Enquanto isso, Trung continuou jogando CryptoKitties, onde conheceu mais dois co-fundadores e colegas entusiastas dos CryptoKitties: em março, Jiho se juntou à liderança do Growth e em maio, Aleksander Leonard Larsen entrou como COO. Em julho, Andy Ho ingressou como CTO, finalizando a equipe co-fundadora de cinco chefes. 

A equipe abandonou a pré-venda do Origin Axie - vendendo os primeiros personagens do Axie como NFTs - em fevereiro de 2018, levantando 900 ETH, exatamente quando o preço do ETH estava começando a cair de todos os tempos. Quando a ETH caiu, eles enviaram: 

  • Em março, eles lançaram seu próprio NFT Marketplace, onde colecionadores de Axie podiam negociar.

  • Em maio, eles lançaram o Breeding, permitindo aos jogadores combinar Axies para fazer novos.

  • Em outubro, os jogadores podem batalhar com seus Axies.

  • Em janeiro de 2019, eles levantaram 3.200 ETH com a venda de terras em Lunacia , “um mundo aberto de propriedade, operado e controlado por jogadores”.

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_f508

O que começou como uma ideia no pico da alta do mercado tornou-se um trabalho de amor em um mercado de baixa profundo e deprimente conhecido como Crypto Winter. Quando falei com Jiho e perguntei o que catalisou a ascensão recente de Axie, ele disse que tudo começou com "crescendo em todo o mercado baixo, quando ninguém se importava "

O que parece um timing maldito acabou se revelando uma vantagem. Permitiu que a equipe Axie construísse e melhorasse o produto com cuidado e em relativa obscuridade, enquanto atraía um pequeno núcleo de verdadeiros crentes. Isso é importante. Um dos desafios que os jogos e os novos projetos de criptografia enfrentam em conjunto é que eles podem atrair muito alarde e alarde, gerar uma tonelada de receita rapidamente e morrer com a mesma rapidez. Jiho apontou o paradoxo de construir comunidades em grande escala: "A comunidade precisa ser pequena primeiro para trabalhar quando realmente ficar grande . Isso é o que torna o Axie difícil de copiar - se você criar um concorrente agora, atrairá o tipo de pessoa que deseja encontrar o próximo Axie, não o tipo de pessoa que está realmente interessada em fazer o jogo avançar."

Desde pequenos começos, Axie se tornou realmente grande. Na sexta-feira, ele ultrapassou 600 mil jogadores ativos diários. Seu servidor Discord, o coração da comunidade, tem mais de 540 mil membros. Quando entrei no Discord ontem, um novo membro se juntou a cada cinco segundos . 

O crescimento de Axie é objetivamente impressionante, mas é ainda mais impressionante quando você percebe como a integração é muito mais envolvente do que você está acostumado em um jogo normal. A equipe Axie publicou um Guia de primeiros passos que leva seis etapas desconhecidas para até mesmo chegar a "aprender a jogar". 

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_ca9c

Para começar, é necessário adquirir ETH, inscrever-se em uma carteira MetaMask, transferir ETH, baixar outra carteira (a carteira Ronin do próprio Axie), transferir ETH novamente, adquirir NFTs no próprio mercado NFT de Axie, fazer login com MetaMask e, finalmente, baixar o aplicativo em si, no desktop ou no celular. 85% dos jogadores de Axie usam Android.

 

Então, para ingressar na comunidade, você precisa fazer o download do Discord, criar uma conta, entrar na #welcome room, verificar seu número de telefone, concordar com os padrões da comunidade e digitar “? Join Trainers” para entrar nas salas principais. Eu digitei “? Entrar no Trainers,” nada aconteceu, eu tive que esperar 30 minutos, digitei novamente e nada aconteceu, e ainda esperei para tentar novamente. Imagino que minha experiência não seja única; nada disso é necessariamente suave ou fácil.  

E então há o custo. Para começar a jogar, você precisa de três Axies. Você pode adquirir Axies no Marketplace , onde o mais barato dos 103.556 disponíveis está saindo por 0,11 ETH, ou $ 183.20.  

Screenshot_1.jpg

Como escritor, é péssimo guiá-lo por todo esse processo aqui. Até mesmo ler tudo isso parece muito. Provavelmente perdi alguns de vocês. Imagine como é realmente fazer todas as etapas. Jiho apontou abertamente que é muito difícil começar a jogar Axie Infinity. No entanto, apesar de todos os obstáculos, Axie está crescendo como um louco. Deve haver algo mágico esperando além da integração. 

Em Invest Like the Best , Gabriel Leydon , o CEO da empresa de jogos Machine Zone, fez a observação contraintuitiva de que os investidores devem procurar oportunidades onde as coisas estão quebradas, mas ainda crescendo: 

Os NFTs são importantes da mesma forma que a App Store era importante. Ou seja, no início da App Store, tudo estava quebrado. Demorou cerca de três meses para obter a aprovação de um aplicativo. Apenas coisas malucas. Foi um verdadeiro pesadelo. E estava crescendo loucamente. É isso que você quer. Você quer um ambiente completamente quebrado. Há alguns espaços ainda em fase de inovação e a criptografia é claramente um deles.

Você deve ouvir toda a conversa, mas a lição desta seção em particular é que se algo está crescendo loucamente, apesar do design e UX, deve estar entregando algo verdadeiramente inovador e atendendo a uma necessidade não atendida anteriormente . 

No caso de Axie, essa inovação é o modelo Play-to-Earn e a oportunidade de ganhar a vida no Metaverso jogando. Para entender por que ele é tão inovador, precisamos entender como os jogos geralmente ganham dinheiro hoje.

Uma história recente de modelos de negócios de jogos

Axie Infinity não é o jogo de crescimento mais rápido de todos os tempos, nem o de maior ganho. Para entender o que torna o crescimento de Axie especial, precisamos primeiro examinar alguns outros modelos de negócios de jogos.

Em junho, o jogo para celular japonês Ni No Kuni: Cross Worlds estabeleceu o recorde de velocidade, atingindo US $ 100 milhões em receita em apenas onze dias, apesar de ter sido lançado apenas em cinco mercados. 

Como o jogo anterior mais rápido de $ 100 milhões, Pokémon Go, o jogo para celular de maior bilheteria de todos os tempos, Honor of Kings ($ 9,97 bilhões), o sucesso da Epic em Fortnite e a maioria dos jogos mais populares da atualidade, Ni No Kuni é Jogo grátis para jogar . 

A maioria dos jogos Free-to-Play oferece aos jogadores o jogo completo gratuitamente e ganham dinheiro com a venda de itens virtuais no jogo, como skins e emotes . 

Veja o Fortnite , por exemplo. Em Fortnite, você pode começar a jogar com um personagem genérico gratuitamente, mas se quiser fazer um upgrade para jogar como, digamos, Wolverine, você pode comprar a pele de Wolverine da Fortnitemaker Epic Games através da Loja de Itens usando o próprio Fortnite em Moeda do jogo, V-Bucks.

O Free-to-Play pode ser um modelo e tanto. Em 2020, Fortnite gerou $ 5,1 bilhões em receitas. É importante ressaltar que no Fortnite , tudo o que um usuário compra é cosmético. Comprar uma determinada pele não lhe dará uma chance melhor de vencer batalhas, assim como comprar uma camisa nova IRL não o deixará mais forte. Você só faz isso para mostrar que pode, ou que tem estilo, ou por todos os motivos que as pessoas gastam em coisas sofisticadas. Fortnite é um jogo, mas também é um proto-metaverso e uma comunidade. Seu servidor Discord tem 805 mil membros. É uma mini-economia, gerenciada centralmente pela Epic Games, que colhe enormes lucros dos jogadores. 

Os jogos para celular de crescimento mais rápido de todos os tempos, Ni No Kuni e Pokémon Go também são Gratuitos, mas seus críticos afirmam que eles são um subconjunto sujo do Grátis para Jogar chamado Pay-to-Win .

Em jogos Pague para Ganhar , os jogadores podem pagar por itens ou habilidades que lhes dão vantagens no jogo. As citações de Redditors no Ni No Kuni destacam os problemas com o modelo: “É um daqueles MMOs que você vai ficar preso em algum nível e não pode progredir por causa da experiência e do equipamento e gacha de animal de estimação parecem um enorme p2w, você raramente consegue a moeda. ” Basicamente, pague ou fique preso. 

 

Também há muitos Redditors no tópico que contestam a reivindicação de receita de US $ 100 milhões com base em números fracos de download. Ou dados de receita da SensorTower está desligado, ou o jogo está se beneficiando muito mais elevado do que a média de gastos de baleias, o pequeno grupo de jogadores que passam a maior parte do dinheiro em jogos free-to-play. 

Mesmo jogos aparentemente inocentes como King's Candy Crush podem acabar custando aos jogadores um balde de dinheiro para comprar coisas como mais vidas. Quando o jogo decolou, a Internet estava cheia de histórias de terror de pais verificando seus extratos de cartão de crédito para descobrir que seus filhos tinham acumulado milhares de dólares em compras do Candy Crush em seus cartões de crédito. Em 2014, a Apple reembolsou aos pais US $ 32 milhões por compras não autorizadas no jogo em uma variedade de jogos Free-to-Play. 

Roblox , fundado em 2012 e jogado principalmente por crianças, também é Free-to-Play, mas inovou de algumas maneiras. Primeiro, em vez de conectar um cartão de crédito e deixar seus filhos correrem soltos, os pais podem comprar uma determinada quantia de Robux, a moeda mundial do jogo, para seus filhos gastarem. 

 

Em segundo lugar, em vez de construir tudo sozinho, a Roblox construiu uma plataforma sobre a qual os desenvolvedores e designers criam jogos e itens que podem vender aos usuários em troca do Robux. No primeiro trimestre de 2021, a Roblox obteve US $ 387 milhões em receita e pagou US $ 118 milhões em taxas de troca de desenvolvedor (31% da receita). 

De acordo com a empresa, 27% de cada dólar gasto via Robux vai para desenvolvedores, 25% para lojas de aplicativos, 12% para investir e dar suporte à plataforma e 27% para a própria Roblox. 

Roblox e jogos / mundos como Minecraft são um grande passo em frente. Em vez de apenas pagar aos desenvolvedores de jogos, os usuários podem ganhar dinheiro desenvolvendo para o ecossistema. No entanto, fica um pouco aquém da Linha Bill Gates para uma plataforma - algo é uma plataforma se tudo construído em cima da plataforma faz mais do que a própria plataforma - dado que leva para casa uma quantidade igual como desenvolvedores. Mas com o Roblox, os usuários regulares podem ganhar a vida com um jogo. Isso é uma vitória. Anteriormente, as pessoas podiam ganhar dinheiro com jogos vencendo torneios de e-sports (reservados para um pequeno grupo de jogadores de elite) ou "gold farm". 

Conforme descrito neste 2007 New York Times peça , os trabalhadores chineses iria gastar 12 horas por dia por US $ 0,30 centavos por hora coletando ouro e outros ativos digitais em World of Warcraft. Seu chefe ganhou $ 3 para vender essas moedas a um varejista online, e o varejista ganhou até $ 20 vendendo-as para jogadores americanos ou europeus que não queriam gastar todo esse tempo sozinhos. O cultivo de ouro era visto como explorador e proibido pelos jogos em que ocorria. Se ao menos houvesse uma maneira de jogadores de todo o mundo ganharem dinheiro para si mesmos ... 

Tudo isso nos traz de volta ao Axie Infinity. 

Jogue para Ganhar

Axie opera um tipo inteiramente novo de modelo - Play-to-Earn - habilitado pelo blockchain. Ao contrário de um modelo Free-to-Play tradicional, no qual os desenvolvedores vendem aos jogadores, ou um modelo semelhante ao Roblox, no qual o desenvolvedor intermedia as transações, o Axie Infinity é jogador a jogador . 

Play-to-Earn é um novo modelo que “recompensa os jogadores pelo tempo e esforço que eles despendem no jogo e no desenvolvimento do ecossistema”De acordo com Axie :

Axie tem uma economia de dinheiro real 100% propriedade do jogador. Em vez de vender itens ou cópias do jogo, os desenvolvedores do jogo se concentram em aumentar a economia de jogador para jogador e cobram pequenas taxas para monetizar. Axies são criados por jogadores usando recursos do jogo (SLP e AXS) e vendem para novos / outros jogadores. Os detentores do token AXS são o governo que recebe as receitas fiscais. Os recursos e itens do jogo são convertidos em tokens, o que significa que podem ser vendidos para qualquer pessoa, em qualquer lugar em mercados abertos ponto a ponto.

Axie explicitamente não é Free-to-Play . Para começar a jogar Axie Infinity, você precisa transformar o dinheiro real em ETH para comprar três Axies, o mais barato dos quais custará $ 195 aos preços de hoje. Mas em vez de pagar a um desenvolvedor pelo direito de essencialmente alugar aquele avatar (ou terreno, ou item ou pacote), você o possui .

 

E, ao jogar, você é o dono do jogo e pode tomar decisões sobre seu desenvolvimento futuro ou completar missões para ganhar uma renda real. Se quiser parar de jogar, basta vender seus tokens Axies, AXS e SLP e seguir em frente. 

Quando novos jogadores entram, eles não compram Axies da Sky Mavis ou Axie Infinity; eles os compram de outros jogadores, que vendem seus próprios Axies ou criam novos. Como disse Jiho, “ Os jogadores vendem ingressos para o universo. ”

 

O protocolo Axie cobra uma comissão de 4,25% sobre cada negociação no mercado e uma taxa (na forma de tokens AXS e SLP) quando novos Axies são criados. 

Ao contrário dos modelos tradicionais, no modelo Play-to-Earn do Axie, 95% da receita vai para os jogadores .

 

“O primeiro princípio é: em uma economia de atenção, os usuários que nos dão sua atenção devem ser recompensados”, disse Jiho. Por quê? 

Jogar o jogo é um trabalho importante. Você precisa de muitas pessoas para jogar para torná-lo divertido ao mesmo tempo. Parte do que torna um jogo PvP divertido é jogar contra pessoas no seu nível de habilidade e, para que isso aconteça, você precisa combinar rapidamente as pessoas com outras pessoas que lhes dêem o nível certo de desafio. Play-to-Earn torna o Axie mais divertido ao adicionar liquidez ao jogador; vale a pena dar às pessoas a maior parte do dinheiro para isso. 

Os cerca de 5% que o protocolo Axie leva vai para o Tesouro da Comunidade, que atualmente é de 46k ETH ou $ 95 milhões, e o Tesouro é controlado por detentores de tokens, incluindo, mas não se limitando aos desenvolvedores, Sky Mavis, que detém cerca de ~ 20 % do token de governança do país, AXS. 

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_2bfc

Axie está construindo mais do que um jogo; está construindo uma nação virtual com sua própria economia. Mas tudo começa com o jogo. Veja como funciona (isso deve soar familiar para jogadores de Pokémon e como grego para o resto de nós):

Em Axie Infinity, os jogadores coletam, criam e, por fim, lutam com lindos bichinhos digitais chamados Axies. No centro do jogo estão as batalhas - Jogador x Jogador (PvP) ou Jogador x Ambiente (PvE). 

Cada Axie tem estatísticas diferentes - Saúde, Moral, Habilidade e Velocidade - que fornecem pontos fortes e fracos nas batalhas.

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_a43d

Adicionando alguma complexidade está o fato de que as estatísticas de cada Axie dependem de sua classe - Besta, Réptil, Aquático, Inseto, Planta, Pássaro, Lua, Noz, Estrela - e partes do corpo - olhos, orelhas, chifres, boca, costas e cauda.

 

Algumas classes são melhores no ataque e outras são melhores no dano; Axies operam em equipes de três, portanto, parte da habilidade vem na configuração de equipes com uma mistura de “atacantes” e “tanques”, construídos de forma otimizada para lutar contra certas configurações de Axies de outras equipes. 

Na batalha, os dois lados se revezam usando as cartas de seus Axies para atacar o outro lado. As cartas podem ter impactos diferentes dependendo da classe de Axie contra a qual você está usando - por exemplo, uma carta de Pássaro usada para atacar um Axie de Besta causará um dano adicional de 15%. Cada par de classes tem essa relação com as outras: 

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_0eff

Como Howard mencionou, este é um jogo estratégico. Depende mais da habilidade do que da sorte do sorteio. Se você quiser se aprofundar no jogo em si, comece aqui . Para nossos propósitos, o mais interessante é que, ao vencer batalhas PvP e PvE e completar missões diárias, os jogadores podem ganhar tokens de Poção do Amor Suavizada (SLP), assim chamada porque são obrigados a criar novos Axies.

 

É aqui que entra o jogo para ganhar. 

Os melhores jogadores PvP podem ganhar até 600 SLP por dia, mas para o trabalhador típico, o máximo é cerca de 200, o que se traduz em $ 52 ao preço atual do SLP de $ 0,26.

 

Nos Estados Unidos, isso não é uma tonelada de dinheiro, mas mais de US $ 1.500 por mês é uma quantia de dinheiro significativa e potencialmente transformadora em muitos países em desenvolvimento. Com esse SLP, os jogadores podem fazer algumas coisas: 

  • Crie novos Axies:  Axie Infinity não cria novos Axies do nada. Para atender à demanda de novos jogadores, que precisam cada um de três Axies para jogar, os titulares de Axies existentes criam novos Axies a partir de um par dos existentes. Cada Axie pode ser cruzado no máximo sete vezes e custa a mesma base de 4 AXS mais um número crescente de SLP quanto mais um determinado Axie é criado. Um “Virgin Axie” custa 4 AXS + 150 SLP para ser reproduzido ($ 108,92 pelos preços de hoje). Dado o preço mínimo de $ 195 por Axie, é uma operação lucrativa.

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_dd57

Holders de SLP:  Os detentores de SLP podem querer manter seu SLP para especular sobre o preço. No ano passado, o preço de um SLP subiu 21,8x, de $ 0,0122 para $ 0,2664. 

Troca por dinheiro: Ambos AXS e SLP são atualmente negociáveis ​​nas principais bolsas descentralizadas (DEX) como o Uniswap. Em um futuro próximo, eles poderão fazer isso no próprio DEX de Axie .  Muitos jogadores ganham SLP e depois o trocam por dinheiro para pagar suas contas do mundo real. 

É este último uso que cativou a imaginação do público e causou uma explosão no uso do Axie. Durante a COVID, quando muitas pessoas nos países em desenvolvimento, que viviam precariamente como estavam, perderam seus empregos, elas recorreram à Axie Infinity para sobreviver. Existe até um pequeno documentário, Play-to-Earn , sobre o fenômeno:

O documentário mostra uma cidade filipina chamada Cabanatuan City, onde Axie se espalhou de uma pessoa para muitas, incluindo um casal de 75 anos chamado Lolo e Lola Silverio, que interpretam Axie para complementar os US $ 5-6 que ganham em sua pequena loja por dia e pagar suas despesas médicas. 

Se você estiver prestando muita atenção, pode perguntar: “Como Lolo e Lola puderam comprar os três Axies necessários para começar? Eles não custam pelo menos $ 195? ” 

Estou feliz que você perguntou. Esta é uma das coisas mais fascinantes que acontecem na Economia Axie. Programas de bolsa de estudos ou Schorlarships surgiram em todo o mundo para fornecer aos jogadores aspirantes suas próprias equipes de Axies. A bolsa basicamente aluga Axies para jogadores e é paga de volta por meio de uma parcela da receita proveniente da SLP.  

O documentário destaca um programa de bolsa de estudos local em Cabanatuan, que fornece Axies e treinamento para jogadores locais, o Yield Guild Games , que faz o mesmo globalmente, para Axie Infinity e jogos emergentes como The Sandbox e League of Kingdoms . Dezenas de pessoas enviam currículos reais e bem formatados para o Yield Guild e outros programas de bolsas de estudos todos os dias, mostrando não apenas suas credenciais profissionais, mas também sua experiência de jogo.

Como há mais demanda do que a Yield Guild pode atender, ela lançou um programa Patrocinador-a-Acadêmico que permite que os benfeitores dêem aos jogadores o seu início. Li Jin anunciou recentemente a Leaping Corgi Scholarship , que financiou um total de 87 bolsas com o produto de uma venda NFT. 

A CoinGecko recentemente elaborou uma lista de dez provedores de bolsas Axie . O que é louco de ver é que a maioria deles vive nas Filipinas. Não se trata de países desenvolvidos extraindo de países em desenvolvimento; são pessoas em países em desenvolvimento ajudando umas às outras e construindo empresas cada vez maiores em cima da plataforma da Axie. 

Em um mundo que mudou rapidamente para a Internet ao mesmo tempo em que as empresas e economias baseadas em blockchain encontraram o ajuste produto-mercado, Axie Infinity é mais provável que seja um vislumbre do futuro do trabalho do que um flash na panela. As pessoas estão construindo negócios no Metaverso, onde quer que vivam.

O Metaverso já está aqui e está distribuído uniformemente .

Além das bolsas de estudo, os patrocinadores já estão oferecendo suporte aos jogadores e oferecendo suas próprias missões Jogue para Ganhar. Os protocolos DeFi foram os primeiros grandes patrocinadores, recompensando os jogadores do Axie com seus próprios recursos por completar missões. A Maker deu aos jogadores seu stablecoin, DAI, Aave deu aos jogadores seu token AAVE e a Digix deu aos jogadores ouro real. Em outras palavras, os patrocinadores recompensam diretamente os jogadores por sua atenção. 

A oportunidade de ganhar a vida jogando foi o suficiente para que centenas de milhares de pessoas, cerca de 60% das quais estão nas Filipinas, passassem pelo complicado processo de integração de Axie. Os atuais 600 mil jogadores de Axie são apenas uma fração dos 111 milhões de habitantes das Filipinas, sem falar da população endereçável de jogadores Play-to-Earn em todo o mundo.

Mesmo antes da corrida dos últimos três meses, o apelo do modelo de Axie criou uma onda de demanda que inundou Ethereum, cujas taxas de gás esmagaram Axie por sua vez. Portanto, Sky Mavis decidiu resolver o problema por conta própria. 

Surge então o Ronin

Em junho passado, quando o DeFi Summer estava começando, Ethereum foi acordado de seu sono de dois anos pelo barulho alto da demanda por blockspace. Na época, o Axie Infinity era construído em cima do blockchain Ethereum para seus itens mais comumente usados, Axie NFTs e tokens SLP. Ele manteve seus NFTs de terra e NFTs de item usados ​​com menos frequência em uma cadeia lateral do Loom e ainda não havia lançado seu token de governança AXS. 

A atividade de Axie NFT e SLP contribuiu para o crescente congestionamento na rede Ethereum, e também sofreu quando os preços do gás em Ethereum dispararam. Em uma postagem no blog de junho , a equipe escreveu isso, chamando o congestionamento da rede Ethereum de "um espinho perpétuo em nosso lado". No post, eles anunciaram que estavam construindo sua própria cadeia lateral: Ronin. 

Para que o Axie Infinity alcance nossas conexões de segundo, terceiro e quarto graus (os amigos e família de nossos amigos e família), o Axie precisa de uma solução de longo prazo que torne a participação no jogo e na economia do Axie rápida, barata e contínua . Precisamos que seja divertido e fácil!

É por isso que hoje estamos anunciando nosso trabalho no Ronin - um sidechain ligado ao Ethereum feito especificamente para o Axie Infinity. Um Ronin era um samurai sem mestre no Japão feudal e Ronin representa nosso desejo de tomar o destino de nosso produto em nossas próprias mãos.

Muitos aplicativos descentralizados (dApps) construídos no Ethereum sentiram a dor do congestionamento. Muito poucos construíram sua própria cadeia lateral, optando por usar outras soluções de dimensionamento da camada 2, como Polígono e Otimismo. Até o Uniswap, o maior bebedor de gás do Ethereum, decidiu lançar a v3 no Ethereum Mainnet e no Optimism em vez de construir o seu próprio. 

Não Axie. Axie queria construir seu próprio sidechain, Ronin, com sua própria carteira. Isso seria ambicioso com os grandes volumes de hoje. Foi particularmente ambicioso na época, dado que, em junho de 2020, Axie teve uma receita de míseros $ 2.044,09. Mas eles seguiram em frente, construíram por um ano e, no início de maio, o Axie Infinity migrou para Ronin. 

Após a migração, tudo no universo Axie ocorria na cadeia lateral de Ronin e se conectava a Ethereum quando necessário. Hoje, SLP e AXS são os principais itens que passam pela ponte. Os ativos do ERC-721 - Axies, Land e Items - ainda não podem ser transferidos pela ponte, mas Jiho me disse que as pessoas ainda não pediram esse recurso. Os ativos são mais valiosos no universo Axie do que em qualquer outro lugar e, em grande parte, graças ao Ronin, há mais atividades acontecendo dentro do universo Axie do que em qualquer outro lugar na web3. 

Axie em números: receita infinita

Estamos falando sobre jogos hoje, então vamos jogar um jogo: identifique o lugar neste gráfico onde Axie lançou Ronin.

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_3bb4
https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_e9f1

Nos últimos 7 dias, Axie Infinity gerou mais receita total do que qualquer dApp ou blockchain, exceto para Ethereum , que mal o empurra para fora. Curiosamente, se você tirar os cerca de US $ 2,2 milhões em taxas de gás que Axie pagou à Ethereum na semana passada, Axie retoma a liderança. 

Ele gerou uma receita de $ 39 milhões em comparação com os $ 4,5 milhões do Bitcoin, ou como Jiho tão eloqüentemente disse: “ Os animais de estimação estão gerando 7 vezes as taxas da pedra de estimação. ”  

Melhor ainda, o Tesouro da Comunidade do Axie Infinity está captando essa receita. Não está sendo pago como gás ou outras taxas de mineração. Quando você apenas compara a receita do protocolo , a quantia capturada pelo próprio protocolo, Axie tira a concorrência da água.

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_fc30

Nos últimos 30 dias, de acordo com o Token Terminal , Axie gerou mais de 7 vezes a receita do protocolo do que seu próximo concorrente mais próximo, PancakeSwap, o Dex líder na Binance Smart Chain. Ele também vence os gigantes DeFi como Compound, Aave, SushiSwap e MakerDAO. 

O que é ainda mais selvagem é que Axie gerou mais receita de protocolo nos últimos 30 dias - $ 81,5 milhões - do que qualquer um dos outros dApps ou blockchains do conjunto feito no ano passado.

Nada mal para um jogo bonito. Mas como está se saindo em relação aos NFT Marketplaces em termos de volume total? Certamente as pessoas não podem comprar mais dinheiro de Axies do que todos os NFTs no OpenSea ou CryptoPunks, certo? 

Nas últimas 24 horas, 7 dias e 30 dias, o Axie Infinity gerou mais volume do que qualquer outro NFT Marketplace, incluindo os abertos como OpenSea, Foundation e Rarible, e os específicos de ativos, como CryptoPunks, NBA TopShot e SoRare. Agora é o terceiro de todos os tempos em volume e, surpreendentemente, seu volume dos últimos 30 dias sozinho classificaria o terceiro de todos os tempos!

Com toda essa atividade, apesar do fato de que a maior parte da ação acontece na cadeia lateral de Ronin, Axie ainda é o número quatro dos bebedores de gás em Ethereum . 

Finalmente, existem os próprios tokens. AXS, o símbolo de governança do jogo, caiu no início de novembro de 2020 e cresceu 10.964% desde então, para uma capitalização de mercado de $ 1,1 bilhão. 

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_9c57

Apesar do rápido crescimento, de acordo com a Delphi Digital , o AXS ainda é negociado apenas a uma relação P / L de 7,7x. (Delphi é um investidor na Axie, uma das melhores empresas de pesquisa da web3, e ajudou a projetar o token AXS, então sua compreensão deste protocolo é incomparável.)

Compare o P / L de 7,7x do Axie com o Roblox, que ainda não é lucrativo, e o TakeTwo do Grand Theft Auto-maker, que negocia a uma relação P / L de 33,5x. Se Axie conseguir manter os níveis atuais, esses níveis parecerão incrivelmente baratos. 

Eu poderia continuar, mas basta dizer que este jogo é um monstro absoluto, trocadilho intencional. 

Mas não se trata apenas de dinheiro. Axie entrevistou seus jogadores sobre sua principal motivação para jogar Axie Infinity. 48% disseram jogar pela economia, formando uma base sólida de gente construindo seu sustento na plataforma, mas 37% disseram que sua principal motivação é a comunidade . Essa comunidade vive principalmente no servidor Discord de 549 mil membros do Axie . É um dos poucos servidores Discord com mais de meio milhão de pessoas no mundo. Até muito recentemente, Discord nem mesmo apoiava comunidades com mais de 500 mil pessoas. O Fortnite, para comparação, tem cerca de 800k. 

Os números podem ser jogados; A comunidade real e o amor ao produto não podem. 

Na semana passada, a Axie viu tanto volume que seus servidores caíram. A empresa enviou uma mensagem em seu Discord dizendo que: 

Conectar um jogo aos dados do blockchain é uma nova invenção; algo que ninguém jamais fez antes com um grande número de jogadores. As coisas estavam indo bem até as últimas semanas, mas o servidor começou a quebrar assim que ultrapassamos 500.000 jogadores ativos diariamente .

Esse é um grande problema, e um grande problema para se ter. Muitos dos usuários do Axie não podem jogar. Depois de subir continuamente a cada minuto, os números da receita de Axie parecem ter parado por algumas horas ontem. E, no entanto, as pessoas continuam tentando entrar e jogar. Eles não conseguem parar de jogar Axie Infinity. Será fascinante ver como eles se recuperam com rapidez e fúria quando tudo volta a funcionar perfeitamente.

O que é mais surpreendente sobre os problemas é a resposta da comunidade, muitos dos quais dependem de Axie para ganhar a vida e foram temporariamente excluídos. Vá ler as respostas a esse tweet. 

Jiho me disse que está mais preocupado com a comunidade permanecer “unida, civilizada e amorosa” enquanto cresce. Este teste parece estar provando que, por enquanto, eles são bons, o que é importante, porque o amor pela comunidade é uma peça-chave da estratégia do Axie Infinity.

Integração vertical em um mundo de blocos de Lego 

Se pudermos construir uma comunidade de milhões de usuários treinados em blockchain trazendo novos tipos de pessoas, então poderemos construir um rolo compressor que come outros produtos.

- Jiho

Lembra daquela citação do começo da peça, aquela sobre Axies fofos e de aparência inocente mascarando o fato de que é um jogo de estratégia? O mesmo pode ser dito sobre a estratégia geral da Sky Mavis, que é uma combinação nunca antes vista de integração vertical e descentralização . 

Parte da beleza do web3 é que você pode juntar protocolos existentes e contratos inteligentes e blockchains e L2's e dApps como Legos. Isso é chamado de composibilidade. Isso significa que as empresas podem se mover mais rapidamente e criar produtos cada vez mais complexos e alucinantes com menos recursos.  

A estratégia da equipe Sky Mavis para Axie Infinity não é essa. 

"A Spacex é a primeira empresa de foguetes integrados verticalmente. A Tesla é a primeira empresa de carros elétricos verticalmente integrada. Axie é o primeiro jogo NFT integrado verticalmente. $ axs"

Essa analogia Tesla / SpaceX parece ser um refrão comum na comunidade Axie. Jiho fez a mesma comparação quando falamos, raciocinando que quando você está construindo algo realmente complexo, você precisa construir tudo internamente. A Tesla constrói suas próprias baterias, software e peças. A SpaceX construiu toda a sua cadeia de suprimentos do zero, desde motores de foguetes até componentes eletrônicos. E a Sky Mavis também está construindo tudo sozinha. 

Isso começou com a Propriedade Intelectual (PI), os próprios Eixos. Sky Mavis criou os Eixos de Origem e mascotes, e ainda os mantém em sua própria carteira. 

Em seguida veio o jogo, que Sky Mavis desenvolveu e ilustrou internamente. 

Em seguida, Axie construiu seu próprio NFT Marketplace no início de 2018, apesar do fato de que o OpenSea já havia sido lançado em dezembro de 2017 e é provável que a equipe tenha comprado e vendido CryptoKitties. Conforme mencionado, no mês passado, o mercado NFT da Axie gerou mais volume nos últimos 30 dias do que a OpenSea, apesar de incluir apenas NFTs específicos do Axie.

A Axie também está construindo seu próprio mundo, Lunacia, e começou a leiloar parcelas em 2019. Mais tarde naquele ano, fundiu seus mercados Axie e Land em um. Em um futuro próximo (embora "futuro próximo" seja uma piada corrente na comunidade), ele planeja lançar um jogo baseado em terra, abrindo novas maneiras de envolver a comunidade e, mais importante, novas maneiras de os jogadores ganharem dinheiro.

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_840b

E já tem lotes de lands sendo vendidos por 20 milhões de dólares pelos jogadores.

Sky Mavis também introduziu sua própria moeda no jogo, trocável por fiat via ETH, SLP, e em novembro, lançou seu próprio token de governança, AXS. 

Conforme discutido, farto do congestionamento do Ethereum e das taxas de gás, e não contente com as soluções L2 de outras pessoas, a Sky Mavis construiu e fundiu seu próprio sidechain, Ronin, e uma carteira Ronin associada, que as pessoas precisam instalar para jogar. 

Uau. É um Axie faminto. E isso é tudo até hoje. Qual é o próximo? 

Pense sobre por que a integração vertical faz sentido, especialmente na presença de componentes modularizados suficientemente bons. A integração vertical é preferível se puder reduzir os custos do Axie e criar uma melhor experiência do usuário . Atualmente, o principal lugar onde os jogadores estão gastando taxas de transação fora do universo Axie, e o maior ponto de atrito para um caso de uso frequente, é quando eles precisam trocar seu SLP por ETH por fiat em um DEX como Uniswap. 

A próxima etapa na integração vertical do Axie é construir seu próprio DEX. 

Atualmente, o plano é tornar mais fácil para os jogadores trocarem seus tokens relacionados ao Axie por dinheiro que pode ser gasto no mundo real, o que é fundamental para jogar para ganhar.  

Mas também dá ao protocolo Axie mais incentivos para tokenizar mais coisas - pontos de experiência, a própria cadeia lateral do Ronin - tudo negociável no Ronin DEX. Jiho me disse que acha que pode se tornar o DEX mais usado em número de usuários de todos os tempos. 

O que parece loucura, até você perceber o segredo que Axie descobriu. 

Um dos maiores desafios da criptografia até o momento tem sido descobrir a adoção em massa e casos de uso que fazem com que as pessoas voltem. Se Axie for capaz de acumular a maior base de usuários em criptografia, ajudá-los a ganhar a vida e mantê-los felizes e engajados, eles podem usar a mangueira de incêndio em qualquer produto que escolherem. É por isso que eles estão se integrando verticalmente agora - eles têm os usuários, eles querem capturar o lado positivo e tornar a experiência do usuário melhor. 

Axie não está apenas construindo um jogo; está construindo o agregador Web3 , e para trás integrando ao próprio como grande parte da cadeia de valor possível . 

Além disso, ao criar algo divertido por si só e atrair uma tonelada de olhos, Axie está atraindo um capital que não busca retorno! Isso é raro na criptografia. Isso reduz seu custo de capital e cria receita gratuita de uma forma que um protocolo DeFi não consegue. Apenas como alguns exemplos: 

  • As pessoas compram Axies como animais de estimação . Existem dois bilhões de proprietários de animais em todo o mundo, 99,99999% dos quais compram animais de estimação sabendo que perderão muito dinheiro. Axie já está atraindo muitas pessoas que apenas compram seus Axies como animais de estimação, sem expectativa de retorno. 

  • Pessoas que simplesmente amam o jogo . 15% dos jogadores de Axie citam a jogabilidade como sua principal motivação para jogar Axie, à frente da economia ou da comunidade. Axie está dobrando para baixo aqui, investindo em melhor jogabilidade e animações. 

  • Torneios de E-Sports . Axie se presta bem a torneios de esportes eletrônicos, e já está vendo sua audiência no Twitch aumentar em linha com a atividade recente. Esses torneios trarão dinheiro de patrocínio para o ecossistema em troca de olhos.

  • Patrocinadores que fornecem capital exógeno . Como outros agregadores como Facebook e Google sabem bem, quando você tem muitos usuários, você tem uma máquina de imprimir dinheiro. Patrocinadores como Aave já estão despejando capital exógeno no sistema e, à medida que os DAUs de Axie chegam aos milhões, não haverá falta de oportunidades de patrocínio. Como a receita vai para o Tesouro da Comunidade, que será controlado pelos jogadores, a relação de patrocínio pode ser acretiva ao invés de extrativa. 

Mas fica mais louco. Em vez de manter o dinheiro e o poder nas mãos da pequena equipe central de 40 pessoas da Sky Mavis, Axie está descentralizando ao mesmo tempo que está se integrando verticalmente . 

Descentralizando o Universo Axie

 

Axie está descentralizando de algumas maneiras. 

Primeiro, no final deste ano, “começa o ecossistema $ AXS”. Axie fez a venda pública de seus tokens de governança AXS em novembro de 2020, vendendo 11% dos tokens ao público. Junto com uma venda privada, ações de consultoria, a equipe Sky Mavis e um fundo de ecossistema, 22,2% do total de 270 milhões de AXS max começaram a circular então. 

A fim de descentralizar progressivamente - ou seja, permitir que a equipe principal tome decisões em nome da comunidade - a equipe Sky Mavis pode votar nos tokens bloqueados de Play-to-Ear e Staking Reward. À medida que mais tokens AXS são desbloqueados ao longo de um cronograma de 65 meses, Sky Mavis perderá lentamente o poder de voto, até perder sua maioria em algum momento no final de 2023. 

Até o momento, o Play-to-Earn se concentra em ganhar tokens SLP, mas nos próximos meses, os jogadores também poderão ganhar tokens AXS por meio do jogo. Ao mesmo tempo, os titulares de AXS poderão apostar seus AXS para ganhar mais recompensas de aposta ( leia mais sobre Delphi aqui ) e votar na direção futura do jogo. No white paper, a equipe expôs alguns dos tipos de coisas que a comunidade deve poder votar:

  • A Axie Infinity Limited deve continuar a pagar a Sky Mavis para desenvolver o Axie Infinity?

  • O Axie Infinity deve usar o marketplace criado pela Sky Mavis?

  • Como o Tesouro da comunidade deve ser usado para recompensar os titulares de AXS e a comunidade Axie mais ampla?

  • Os fundos do Tesouro Comunitário devem ser atribuídos a quaisquer serviços de agricultura / estaca de rendimento, como Yearn.finance ou Rari.Capital? 

Na segunda parte do golpe duplo de descentralização, Sky Mavis vai abrir um SDK para permitir que outros desenvolvedores criem coisas novas. Jiho o chamou de “Internet Monster Protocol, onde as pessoas podem acessar o IP e fazer coisas”. A equipe prevê ser capaz de usar Axies em muitos jogos gerados por usuários dentro de um universo Axie.

Nos próximos dois anos, se tudo correr de acordo com o planejado, os jogadores do Axie governarão os rumos da comunidade, principalmente por meio da votação sobre o uso de fundos do Tesouro da Comunidade, e poderão construir eles próprios extensões para o universo, ao mesmo tempo que ganham tokens para o seu trabalho. Eles podem até decidir desfazer a integração vertical do Axie ou criar mercados, cadeias laterais, carteiras e trocas novos e melhores. 

Se conseguirem, Axie será como Roblox com esteróides, com melhores margens e melhor alinhamento de incentivo. Axie pode se tornar um canto ainda mais importante do Metaverso e um farol para as pessoas que estão construindo mundos online descentralizados que confundem trabalho e diversão. 

Possibilidades infinitas

 

Em que ponto um mundo virtual se cruza e influencia o físico? 

Hoje, neste exato momento, centenas de milhares de pessoas estão ganhando a vida jogando videogame em um mundo virtual. Eles são participantes de uma economia virtual que usam seus despojos para melhorar sua sorte no mundo físico. Crianças nas Filipinas, Vietnã, Brasil e outros países estão se inscrevendo para as Bolsas Axie como se estivessem se candidatando a uma faculdade ou a um emprego, na esperança de dobrar suas trajetórias para cima. 

No reino virtual, Axie Infinity expandirá e alavancará seu IP de maneiras previsíveis: 

  • Conteúdo . Há quase nenhuma chance de não vermos um filme do Axie ou programa da Netflix nos próximos anos. A propriedade NFT de Axies usados ​​em filmes pode gerar fluxos de royalties para seus proprietários? Os proprietários de certos Mystic Axies poderiam negociar com os estúdios diretamente ou construir seus próprios personagens online, já que as pessoas estão pensando em Bored Apes e CryptoPunks? 

  • Expansão do Universo e UGC . A equipe do Axie já disse que não consegue criar conteúdo e experiências suficientes para acompanhar a crescente demanda dos usuários e que deseja pedir ajuda aos jogadores. O Axie Infinity pode se tornar uma plataforma para construtores, o próximo Roblox, que alinha melhor os incentivos e dá aos criadores mais ferramentas para ganhar dinheiro? 

  • Expansão de criptografia. Tendo integrado centenas de milhares, e em breve milhões, de novos usuários na criptografia, será que Axie oferecerá a esses cripto neófitos um conjunto cada vez maior de ferramentas para não apenas ganhar, mas também gerenciar e aumentar suas pilhas? 

Parece hiperbólico (e neste ponto, alguns meses para o crescimento real da receita, certamente é), mas há uma chance de que o Axie Infinity se torne o IP mais valioso de todos os tempos.  

Será fascinante assistir a tudo isso acontecer, mas o impacto verdadeiramente gigantesco pode vir quando o Axie Infinity reconhecer o poder que tem para moldar a política do mundo real e ajudar o mundo a se adaptar a um futuro no qual todos não precisam mais faça um trabalho tradicional para sobreviver.

Antes de Axie, Jiho cresceu coletando fósseis e insetos antes de estudar história militar e econômica em Yale, onde escreveu sua tese sobre o plano de reestruturação da dívida de Alexander Hamilton. Axie é a intersecção dessas duas paixões nerd e uma chance de usar seu conhecimento e paixão para ajudar a projetar novas economias.  

Quando há jogadores de Axie suficientes ganhando a vida com o jogo, a equipe pode trabalhar com os governantes para realizar experimentos controlados sobre o impacto da Renda Básica Universal (UBI). É difícil medir o impacto do UBI precisamente no ambiente confuso que é o mundo real, mas os governantes poderiam realizar experimentos em que dão UBI a certos jogadores do Axie e medir se eles permanecem jogadores ativos, construtores e participantes da comunidade. 

Um dos grandes desafios da UBI é que o trabalho envolve mais do que dinheiro - é sobre significado e pertencimento e um senso de autoestima. À medida que mais e mais se torna automatizado e cada vez menos trabalho humano é necessário, precisaremos de novas maneiras de entregar essas coisas junto com um cheque. No primeiro romance de Kurt Vonnegut, Player Piano de 1952 , ele descreve um mundo futuro no qual a automação substituiu a necessidade da maioria dos empregos e, em resposta, o governo contrata pessoas para cavar buracos e preenchê-los continuamente. Axie pode ajudar a inaugurar uma era de trabalho mais gratificante e divertida no Metaverso.

Estou me adiantando? Certo. Muita coisa pode dar errado. 

  • Essa coisa toda de criptografia pode desmoronar (eu não acredito nisso, mas pode acontecer).

  • Mesmo que não desmorone a longo prazo, outro Crypto Winter sustentado poderia reduzir o dinheiro disponível através do Play-to-Earn, interromper o ímpeto de Axie e separar a comunidade. 

  • Integrar verticalmente em vez de usar os melhores produtos e protocolos existentes significa mais oportunidades de bagunçar. 

  • Descentralizar e dar poder à comunidade pode e vai levar a resultados imprevisíveis. 

  • Os servidores podem continuar caindo com a carga e os jogadores podem sentir que não podem mais contar com Axie para sua renda.

  • Os jogos são notoriamente inconstantes - o jogo quente de um mês pode ser notícia velha no próximo. 

 

Mas parece que algo especial está acontecendo aqui. O Play-to-Earn pode integrar novos usuários que buscam ganhar a vida e mantê-los engajados de maneiras que parecem mais um emprego de longo prazo do que a última moda em jogos. Transformar o Axie Infinity em uma plataforma, pertencente e administrada por usuários, pode criar aderência por meio de efeitos de rede e altos custos de troca, como as plataformas costumam fazer. O Metaverso precisará de mais do que entretenimento; terá de confundir os limites entre o entretenimento e o emprego. Axie já está provando que isso é possível.

A ascensão de Axie chega em um momento em que a criptografia está sendo negociada lateralmente, quando os NFTs deveriam estar mortos e as pessoas questionam se toda essa coisa da web3 realmente terá algum impacto no mundo real. Em uma categoria que normalmente é negociada em sincronia, o desempenho superior de Axie parece algo ao qual vale a pena prestar atenção. 

Quando olhamos para trás em uma ou duas décadas, aposto que esse período na vida de Axie é apenas o começo de algo enorme, uma pequena mancha em um gráfico muito maior, tanto em termos de receita quanto de impacto. No meio do caso, é um rolo compressor do tamanho de um Pokémon pertencente a um jogador e um exemplo dos benefícios da integração vertical. No caso do touro, é uma nova nação, com base no Metaverso, que melhora a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. 

Nada mal para um joguinho fofo. 

extraído e traduzido de https://www.notboring.co/p/infinity-revenue-infinity-possibilities

  • É um crescimento em escala quase sem precedentes para qualquer empresa. A Roblox, uma empresa pública de US $ 43 bilhões, faturou US $ 144 milhões em abril em seu décimo sétimo ano de operação. 

  • É um dos melhores desempenhos de todos os tempos em jogos, o que torna ainda mais impressionante dado que Axie quebra o modelo Free-to-Play que dominou a última década. 

  • A Axie está a caminho de gerar mais de US $ 150 milhões apenas com seu corte de 4,25% . Só na terça-feira, ele faturou US $ 32 milhões em volume total de transações , o que é uma comparação mais próxima da receita de primeira linha dos jogos Free-to-Play. 

  • Ele fica realmente louco quando você o compara a outros aplicativos baseados em blockchain ... e blockchains inteiros. 

Por onde começar? 

Vamos comparar o Axie com todos os outros dApps e blockchains com base na receita.